Boletim de produção ambulatorial (BPA), o quê é?

BPA – Boletim de produção ambulatorial é uma dos aplicativos de captação do SIA/SUS. Juntamente com o APAC, FPO, CNES e SIGTAP, eles são chamados de aplicativos de entrada no SIA/SUS. Juntamente com o APAC, o BPA é um aplicativo de captação do atendimento ambulatorial que permitem ao prestador de serviço vinculado ao SUS, registrar o atendimento realizado no estabelecimento de saúde, em regime ambulatorial.

 

 

O BPA Mag e a Captação das informações ambulatoriais:

O BPA se insere dentro do fluxo de captação da produção ambulatorial como o principal sistema de captação da produção que NÃO EXIGE autorização da secretaria de saúde para ser realizada, diferentemente dos procedimentos captados pelo software APAC mag, que exige autorização da secretaria de saúde.

 

 

Baixe nosso e-Book completo sobre o BPA.

BPA - Boletim de produção ambulatorial, o quê é?

BPA – Boletim de produção ambulatorial, o quê é?

BPA C e BPA I – duas formas de coleta de dados pelo BPA

No BPA Magnético foram instituídas duas formas de captação do atendimento ambulatorial:

o BPA consolidado (BPA-C): aplicativo no qual se registram os procedimentos realizados pelos prestadores de serviços do SUS, no âmbito ambulatorial de forma agregada.
o BPA individualizado (BPA-I): aplicativo no qual se registram os procedimentos realizados pelos prestadores de serviços do SUS, no âmbito ambulatorial de forma individualizada. Nesse aplicativo foram incluídos os campos: Cartão Nacional do Profissional, CBO 2002, Cartão Nacional de Saúde (CNS) do Usuário com sua Data de Nascimento e Município de Residência, visando à identificação dos usuários e seus respectivos tratamentos realizados em regime ambulatorial. Além de todas estas informações, é necessário que o médico inclua um CID compatível com o procedimento realizado. Recentemente, o Ministério da Saúde publicou uma portaria em que todos os procedimentos ambulatoriais deveriam ser lançados pelo BPA I.

 

Detalhes que fazem a diferença:

Existem diversas regras para o preenchimento correto do BPA – Boletim de Produção Ambulatorial que devem ser seguidas à risca para evitar glosas e prejuízos no pagamento da produção ambulatorial. Estas regras são determinadas pela tabela SIGTAP e todo o profissional de saúde deve conhecê-la, ou pelo menos, saber onde buscar estas informações, para que a sua produção seja lançada adequadamente no software BPA Mag.

 

As principais regras e críticas são:

* Relação entre os procedimentos e o instrumento de registro.

* Relação entre os procedimentos que cada profissional (CBO) pode realizar.

* Relação entre os procedimentos e as doenças (CIDs) com os quais ele está relacionado.

Estas regras trazem muito transtorno a quem deseja aprender a trabalhar com o BPA e com o SUS, de maneira geral, pois promovem muita burocracia no sistema SUS que deixa os novatos muitas dificuldades de aprendizado.

 

O sistema MeuProntuário:

O sistema MeuProntuário, um sistema que substitui BPA MAG do governo, é capaz de reduzir efetuar todas as validações necessárias para que a produção do Boletim de Produção Ambulatorial seja feita da melhor maneira possível, evitando erros e reduzindo muitas etapas das rotinas de produção ambulatorial. Solicite uma demonstração e conheça nosso sistema.

12 Comments

  1. Achei o blog de vocês maravilho. Estou começando a trabalhar com os sistema do sus agora, nas minhas pesquisas por informação do scnes encontrei vocês, vocês teriam algum material que podesse me orientar com esta didática tão boa que percebi no seu blog. Tenho muita dificuldades em baixar atualizações, alimentar o SCNES. Enfim, não consegui familiarizar tão bem com este sistema usando as poucas instruções do sus.Desde de ja agradeço.

    Reply
    • Olá, Orlanda.
      Estaremos colocando mais materiais a respeito do SUS.
      De qual cidade você é ?

      Abraços.
      Leonardo.

      Reply
    • Olá, Orlanda.
      Obrigado.
      As novas informações serão incluídas no blog, mesmo… Aos poucos…
      Abraço.

      Reply
    • Estou trabalhando recentemente em uma unidade de saúde, estão me solicitando ajuda qto ao preeenchimento do “BPA”, só que tudo isso é novidade pra mim, mas tenho interesse em aprender até mesmo pra ajudar. Será que vocês podem me dar uma força.Quais são os documentos que devo reunir para fazê-los.Quais informações devo utilizar? De onde tiro todas as informações pra preencher corretamente o BPA? Lembrando nesse local tudo é feito de forma manual. Não estamos informatizados ainda.

      Grata! Aguardo resposta breve!

      Reply
      • Olá, VAl.
        As principais regras do BPA estão organizadas neste blog e o post inicial é este mesmo, que vc postou a pergunta…
        Mas, o quê deseja saber? Quais as principais dúvidas?

        Sugiro você seguir os links deste post para ter uma noção geral. Tendo dúvidas, faça um comentário que vamos respondendo.
        Abraços.

        Reply
  2. tbm estou estudando para um concurso, vcs tem alguns materiais para nos enviar, para conhecermos mais sobre o sistema ? aguardo resposta.

    Reply
  3. Bastante conciso e de fácil entendimento, sem florear. Gostei bastante do material encontrado. Obrigada

    Att:

    Sheila da Mata

    Reply
  4. Estou querendo instalar o BPA magnetico e não consigo. O que fazer?

    Reply
    • Olá, Solange.
      Realmente, esse BPA – um software de faturamento do SUS – exige instalações e desinstalações e correções…
      O manual do SIA é este: ftp://arpoador.datasus.gov.br/siasus/Documentos/BPA/Manual_Operacional_BPA.pdf (Operacional)… talvez possa lhe ajudar.
      Também há o Forum do SUS que explica como fazer: www.http://forum.datasus.gov.br/

      Hoje, o sistema MeuProntuário exporta a produção da cidade diretamente para o SIA, sem necessidade de utilizar o BPA e a exportação é no 1o ou 2o dia útil do mês seguinte… Toda a produção feita automaticamente, sem problemas.
      De qual cidade você é ?

      Abraços.

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>