SIA/SUS – SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATORIAL

SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATORIAL, chamado SIA/SUS é um sistema do SUS que tem por objetivo transformar os dados ambulatoriais em informações relevantes para subsidiar a tomada de decisões em saúde.

 

O Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) foi implantado nacionalmente na década de noventa, visando o registro dos atendimentos realizados no âmbito  ambulatorial, por meio do Boletim de Produção Ambulatorial (BPA).

 

Implantação:

O SIA/SUS foi implantado em todo o território nacional em 1995 e desde sua implantação tem como finalidade registrar os  atendimentos/procedimentos/tratamentos1 realizados em cada estabelecimento de saúde no âmbito ambulatorial.

 

Integrador de sistemas:

Hoje, o SIA/SUS reúne informações de diversos subsistemas que são reunidos em sistemas de ENTRADA/CAPTAÇÃO (BPA Mag, APAC mag; FPO mag; CNES e SIGTAP), de PROCESSAMENTO e de SAÍDA e DISSEMINAÇÃO.

 

Visão Geral:

O SIA é o sistema que permite aos gestores locais o processamento das  informações de atendimento ambulatorial (não hospitalar) registrados nos aplicativos de captação do atendimento ambulatorial pelos prestadores públicos e privados contratados/conveniados pelo SUS.

 

As informações extraídas do SIA são utilizadas como um importante instrumento de gestão, subsidiando, assim, as ações de planejamento, programação, regulação, avaliação, controle e auditoria da assistência ambulatorial. Veja na figura abaixo, um esquema disponibilizado pelo datasus com informações a respeito do fluxo de entrada e saída das informações no SIA/SUS.

 

Área de atuação do SIA/SUS:

O SIA/SUS tem sua área de abrangência em três níveis de gestão (Secretarias municipal de saúde, Secretaria estadual de saúde e Ministério da saúde) e os Estabelecimentos de saúde, seguindo a um fluxo de captação de informações organizado entre os procedimentos que exigem autorização para serem realizados e aqueles que não exigem autorização.

 

 

 

3 Comments

  1. Preciso acessar a informações que me capacite a realizar estes registros para que possa preencher os requisitos do PMAQ em “Amaq 4.14 – A Equipe de Saúde Bucal utiliza a informações dos sistemas de informação para qualificar a atenção em saúde bucal.

    Reply
    • Sou dentista e faço parte da Equipe de saúde bucal do município de Coribe- ba.

      Reply
  2. Preciso acessar a informações que me capacite a realizar estes registros para que possa preencher os requisitos do PMAQ em “Amaq 4.14 – A Equipe de Saúde Bucal utiliza a informações dos sistemas de informação para qualificar a atenção em saúde bucal. Informação do SIA e SIAB para avaliação de ações e planejamento de serviços odontológicos
    Sou dentista e faço parte da Equipe de saúde bucal do município de São João da Serra – PI.

    Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>